Desde que o capítulo 88 saiu nós ficamos sabendo que todos os noves titãs shifters possuem um nome, e com o do Eren não é diferente. Não sabemos se esse nome foi dado pelos primeiros nove shifters, se é uma convenção entre as pessoas chamá-los ou outra possibilidade, mas sabemos que esses nomes são dados de acordo com alguma característica do titã. Também não sabemos do porquê dos titãs terem as características especiais que possuem.
Mas o importante agora é que nesse capítulo Eren Kruger, penúltimo usuário do titã do Eren, disse a Grisha que o nome do titã é shingeki no kyojin. Sim, o título da obra.
Um pouco de gramática
Primeiro gostaria de falar sobre a partícula no (の) que há entre shingeki e kyojin. の torna o primeiro substantivo da frase (o que vem antes do の) um atributo, fazendo o segundo substantivo ser feitopelo primeiro/possuir/ser realizador do primeiro substantivo. Por isso que os japas devem ter ficado um pouco menos surpresos do que nós, já que eles conseguiam enxergar o título como Titã de Ataque enquanto a gente enxergava como Ataque dos Titãs ou Ataque aos Titãs.
Porém o detalhe mais causador de intriga é o shingenki (進撃). Quem frequentou alguns antigos (e, às vezes, finados) blogs e fóruns que tinham uma comunidade de SnK ativa e que manjava mais do japonês, deve se lembrar das discussões que acontecia em relação ao significado correto da palavra. Isso porque há três possibilidades possível para 進撃: avanço, ataque e assalto.
Alguns argumentavam que o significado deveria ser Advance of Titan ou algo parecido. Mas virou consenso que a tradução do título estava correto porque avanço e assalto na tradução de 進撃 tem o sentido de ser uma investida, um ataque. E pra matar a questão a pau, avanço possui outras palavras para outros sentidos, sendo o que se refere a avanço, como ato de avançar, é a palavra zenshin (前進).
Bem, então a interpretação Titã de Ataque não está errada. Mas talvez nos leve a interpretar errado o que seria a habilidade especial do titã do Eren.
Enfim, dissertando
O que mais foi falado logo após a revelação do nome foi que o titã do Eren tem os golpes mais destruidores entre os titãs. Se olharmos os episódios onde os braços do titã do Eren são destruídos quando ele soca o chão tentando acerta a titã fêmea, dá até a impressão que é isso mesmo. Mas vale lembrar que os titãs tem níveis de sensibilidade e resistência, podemos assim dizer. Quando Levi cortou os tendões da titã fêmea, ele apenas cortou os tendões dela; mas quando ele foi fazer o mesmo no titã macaco, ele cortou o braço e pés dele inteiro, incluindo os ossos:![]() |
Tá pequena mas se eu aumentasse ia dar problema. Clique na imagem pra vê-la maior |
O que serve como evidência de minha especulação sobre os titãs terem resistência diferente. Pode-se dizer que isso aconteceu com o titã macaco porque o Levi naquele momento estava mais furioso e provavelmente mais forte, mas acho meio improvável que lâminas consigam cortar ossos, partindo da premissa que no nosso mundo algumas lâminas são muito boas para cortar a carne mas quebram ao baterem algumas vezes em osso.
Então, o soco que quebrou os próprios braços não é uma evidência de super força muscular, mas de que isso foi resultado da tenacidade peculiar do titã do Eren.
Além disso, o titã encouraçado, mesmo sem a couraça, é o mais forte dos shifters. Basta lembrar como a velocidade dele aumentou quando ele abandonou as couraças das pernas para que os músculos ficassem livres do peso e da limitação de crescimento.
Mas então, qual seria minha proposta?
Por isso coloquei Advancement Titan no título, como meio a convidar a todos a repensar o titã sob a ótica desse novo significado. Minha proposta é interpretar o titã não como um titã atacante, mas como um titã resiliente, perseverante. Um titã que sempre esta fazendo outra investida.
Acredito que isso possa nos levar para a verdadeira habilidade do titã do Eren porque isso tem tudo a ver com a definição que Kruger deu ao titã: um titã que sempre lutou pela liberdade, em todos os tempos, em todas as gerações. E também tem tudo a ver os últimos três usuários do titã, que eram pessoas que sempre buscaram e lutaram pela liberdade, se levantando quando os golpes do destino os tinham colocado no chão.
Aqui não entra o conceito de ataque como puro combate, mas o ataque como um meio para se chegar a fim. Não é força física, mas mentalidade, a mentalidade de alguém que sabe que terá que lutar porque lutar é o único meio de alcançar seu objetivo.
_________________________________________________________________________
A parte do texto que fala sobre a gramática do título da história só foi possível de ser escrita na riqueza de detalhes que os senhores viram por causa de uma discussão na Wikipédia lusófona. E acho que seria muito mais enriquecedor para vocês se vissem a discussão do termos por vocês mesmo, já que lá é apresentado detalhes que não coloquei em meu texto para não torná-lo grande demais:
Discussão: Shingeki no Kyojin
Nenhum comentário:
Postar um comentário