Antigamente falavam muito sobre as citações do livro de levíticos, o terceiro livro da bíblia que foi escrito há uma caralhada de anos atrás, quando o mundo era tão diferente que os judeus achavam que a terra era plana e que o céu era uma espécie de domo. Os versos de Levíticos 18:22 e Levítico 20:13 eram sua defesa, mas as coisas mudaram quando os contra-argumentadores mostraram pra eles que Levítico proíbe um mone de coisas, incluindo banalidades como comer frutos do mar ou fazer a barba.
Depois disso foi só golpe baixo: falaram que as palavras do antigo testamento foram totalmente anuladas pelo filho do todo powerful e que agora as palavras do novo testamento é que valem, e que por isso esses dois versículos aí de baixo é o que deveria ser levado em conta:
"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão os reino de Deus".1 Coríntios 6:9-10
"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do qeu o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, e com ele não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perveerso, para fazerem coisas que não convêm". Romanos 1:25-28
Normalmente as coisas ficam por isso mesmo quando apresentam esse versículo - afinal, há realmente uma justificativa bíblica para não simpatizar com homossexualidade -, mas as coisas não são como parecem.
Pra início de conversa, a parte em negrito de Coríntios gera treta até hoje. O significado literal da palavra malakoi é |mole| ou |macio|, mas sofre de várias interpretações como |depravados|, |efeminados| ou |pervertidos|. Quando usado para adjetivar pessoas, significa |lasso|, |irrefreável|, |devasso| ou |efeminado|.
Pronto! bastou isso para que as pessoas colocassem "efeminado" na bíblia e, automaticamente, sem nem pensar direito na situação, deduziram que esse "efeminado" é sinônimo de homossexual.
Pronto! bastou isso para que as pessoas colocassem "efeminado" na bíblia e, automaticamente, sem nem pensar direito na situação, deduziram que esse "efeminado" é sinônimo de homossexual.
Eles só ignoram - ou desconhecem - que uma onda crescente de estudiosos está contestando essa interpretação. Mesmo malakoi significando |efeminado|, ainda é errado fazer dele sinônimo de homossexual, pois a palavra é ambígua e pode tanto significar o efeminado que a gente conhece quanto efeminado no sentido de "mulherengo". Se acha que isso não tem nada a ver e que é apenas desculpa de profano, lembre-se que todos os outros significados da palavra, quando usada para adjetivar alguém, possuem o mesmo teor. Então sim, faz todo sentido!
"Ok, toddynho! Ainda tem um versículo!"
Exatamente, um único versículo em todo o novo testamento. E nem foi Jesus que disse, mas Paulo.
"Ah, mas Jesus tinha mais coisa pra fazer. Homossexualidade é um assunto muito banal numa época daquela, como por exemplo..."Escravidão?
Matando dois coelhos com uma cajadada só
Pouca gente sabe, mas existem cinco versículos do novo testamento que demonstram apoio à escravidão.
Em Colossenses 3:22 está escrito explicitamente que os servos devem obedecer seus senhores. E dá um adendo: não só na aparência como também de coração, temendo a Deus. Tem que ser escravo e ainda tem que ser feliz. E em Efésios 6:5 essa mesma babaquice é repetida. E pra piorar, em Tito 2:9-10 ainda é reforçada essa ideia de que não pode contradizer os senhores e usando uma justificativa religiosa chula. Em Timóteo 6:1-2 a coisa chega a um novo nível, pois diz que não servir aos seus senhores com toda honra é blasfemar contra a doutrina de Deus. E no versículo dois ainda recomenda que sirva melhor os senhores crentes por eles serem seus irmãos em Cristo. Em 1 Pedro 2:18-20 ainda diz que deve-se sujeitar não somente aos bons senhores, mas aos os mais também. E ainda diz que se sofrer injustamente a glória será maior perante Deus. Mais uma vez usando desculpas religiosas para justificar o injustificável, parece até a Madre Tereza de Calcutá, que de santa não tinha nada.
Coelho n°1: a escravidão é tratada, na bíblia, com o mesmo tom de naturalidade que os povos daquela região a tratavam, como poder ser visto com mais detalhes neste artigo do blog Razão X Fé. Se Jesus era um cara tão pra frentex, por que ele não corrigiria esse erro também?
Coelho n°2: esse é o motivo do artigo: se escravidão e homossexualidade são temas de igual peso na realidade bíblica, porque ser contra a homossexualidade e contra a escravidão? A homossexualidade é citada uma única vez em todo o Novo Testamente, enquanto a escravidão é apoiada em cinco versículos e tratada com naturalidade em outros versículos (como mostrado pelo blog Razão X Fé).
Por isso digo: não há o mínimo de sentido em ser contra a homossexualidade alegando causa bíblica, sendo que as pessoas simplesmente fazem vista grossa pra escravidão. Seja coerente, oras! Ou seja a favor da escravidão e contra a homossexualidade, ou seja contra os dois, ou admita que é contra a homossexualidade por motivos que não tem relação nenhuma com sua crença ou livro sagrado dela! Se acovardar é que não dá!
E antes que falem que a escravidão dos judeus era diferente, pode ficar sabendo que eu sei disso. Só que por ser diferente não quer dizer que seja tolerável. Ou você acha que ter o direito de restringir a liberdade de outrem e dar-lhe punições na base da açoitada é algo tão menos grave do que nossa escravidão negreira? E antes que venham falar que a servidão durava apenas sete anos, fiquem sabendo que isso só valia para judeus e que para estrangeiros era servidão eterna.
***
Espero que ninguém tenha se ofendido com a imagem no início do tópico. Ela é meramente ilustrativa e as pessoas não devem ter a necessidade de respeitar as crenças alheias ou seus símbolos, mas sim as pessoas que fazem parte da crença.
E por fim, espero que esse texto seja útil para você, tanto para combater falácias cristãs quanto para informar você, possível leitor cristão, a ver que justificar homofobia na bíblia é contraditório (a não ser que você faça parte da Ku Klux Klan, daí é outra história). E lembre-se, possível leitor cristão, que ser cristão não quer dizer necessariamente que você tenha que ser contra a homoafetividade, isso é algo que você deve decidir, não seu pastor/padre.
E assim encerro minha fala, Meritíssimo.
_________________________________________________________________________________
Recomendação de leitura: Os Santos Gays da Igreja Católica (Ceticismo.net)
_________________________________________________________________________________
Recomendação de leitura: Os Santos Gays da Igreja Católica (Ceticismo.net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário